Qual o melhor horário para casamento na praia? Confira as dicas para escolher o horário perfeito.

Uma grande dúvida das noivas quando iniciam os preparativos para o casamento é a escolha do melhor horário para a realização da cerimônia.

Essa é uma preocupação com todos os estilos de casamento, seja ao ar-livre ou em um espaço fechado.  Mas quando o casamento será na praia, a decisão sobre o horário torna-se mais difícil, pois alguns fatores como o clima e até a posição do sol precisam ser considerados. A fotografia é muito importante, afinal são elas que ficarão como recordação do seu grande dia e o horário do evento pode influenciar na qualidade de alguns cliques. Algumas noivas me perguntam: “Como ficarão as fotos?” ou “A festa vai ficar legal mesmo se meu casamento começar durante o dia?”. Para esclarecer essas e outras dúvidas, com a experiência que tenho em casamentos ao ar-livre, vou ajudá-las a fazer a escolha perfeita quanto ao horário do casamento. As dicas estão incríveis e vão muito além da fotografia.

Casamento na praia à noite

Muitas noivas questionam se um casamento na praia ao anoitecer ficará tão bonito quanto um casamento durante o dia.
Acredito que quando os noivos optam por casar ao ar-livre, desejam que todo as características do local como o mar, a areia, o verde, as montanhas, árvores, etc., componham o cenário do casamento. Todas essas belezas são realçadas pela luz natural do sol, por isso, é provável que as fotos de uma cerimônia ao anoitecer não tenham estes detalhes com tanto destaque. Mesmo que os noivos e o ambiente esteja iluminado por equipamentos, o plano de fundo estará escuro e deixará de compor a cena e os elementos naturais do local será perdido. Minha dica é: vai casar na praia? Então a cerimônia tem que ser durante o dia. Já a recepção/festa poderá ser (e a grande maioria é) à noite que seu casamento ainda assim terá todo o encanto praiano.

Casamento na praia durante o dia

Sempre digo que um casamento na praia deve ser muito valorizado nas composições das fotos. As noivas escolhem a praia por serem lindas, terem cenários incríveis e nada melhor do que mostrar isso com a beleza da luz natural que o dia oferece. Se a melhor opção é iniciar a cerimônia durante o dia, será que existe o horário perfeito? Vamos as dicas!

Primeiro devemos considerar os atrasos, seja dos convidados ou da noiva. É comum as noivas dizerem “Ândres, no meu casamento não irei atrasar”. Mas infelizmente algumas coisas podem fugir do controle das noivas e é muito comum a maquiagem/cabelo atrasar ou alguns convidados confundirem o caminho já que pode ser um um local onde não estão habituados com o trânsito por exemplo. Não é raro um casamento um casamento não ter início no horário planejado. Para estes imprevistos podemos considerar pelo menos, pelo menos mesmo (risos) 30 minutos.

Geralmente as cerimônias duram em média 45 minutos e em seguida são feitas as fotos com os padrinhos e somente dos noivos. Sim, porque não ter fotos apenas dos noivos neste dia tão especial e em um lugar tão maravilhoso? O ideal é que esses cliques sejam feitos com a luz natural do dia, novamente realçando a beleza do local como cenário. Considere aqui mais 45 minutos.

Bom, agora que já sabemos disso tudo, vamos às contas!

Atraso: 30 minutos
Cerimônia: 45 minutos
Fotos com os noivos e padrinhos: 45 minutos
Total: 2 horas

Pensando que o sol normalmente se põe por volta das 18h00, o horário para o convite pode estar às 16h00. Porém não é uma regra, lembra que eu comentei sobre o atraso de 30 minutos? Então, pode acontecer de um casamento ao ar-livre atrasar até uma hora e se você é uma noiva que quer se sentir mais segura quanto ao melhor horário para o casamento, ter fotos maravilhosas e evitar qualquer imprevisto com a luz do dia, aconselho então marcar no convite o horário das 15h30 para a cerimônia iniciar de fato as 16h30 (não mais que isso).

Para os convidados que chegarem próximo ao horário marcado, não se preocupe. Se antecipe com o buffet e disponibilize uma mesa com algumas bebidas refrescantes (tudo sem álcool, deixe o álcool somente para a festa – rsrs) como águas aromatizadas e sucos. Planeje também o som ambiente agradável para a pré-cerimônia. Embalados por uma musiquinha, entre uma bebida e outra quem não gosta de um bom papo com um amigo ou familiar que não vê há tempos?  Enquanto seus convidados tagarelam, se você ficar pronta antes do horário, aproveite um tempinho para fazer algumas fotos só suas. Sabe aquelas fotos inspiradoras de noivas lindas? É neste momento que elas são feitas 😉

A recepção/festa tranquilamente pode ser a noite, como já citei. Em um casamento que se inicia durante o dia os seus convidados irão curtir muito, pois não estarão tão cansados e o clima – que tende a ser mais quente na praia – estará mais ameno. Se sua preocupação em escolher um casamento durante o dia é de a festa acabar cedo, fique tranquila, sua festa irá durar ainda mais!

Casamento na praia pela manhã

Esta ainda é uma opção para muitas noivas. Mas dica aqui é que se não há nada muito especial para se casar no período da manhã, considere o casamento ao entardecer, pois é este o melhor horário para as fotos e também para os convidados, que podem ficar incomodados com o sol da manhã para o meio do dia.

No período da manhã o sol está alto e forte, e cria muitas sombras fortes abaixo dos olhos e boca dos noivos. As expressões dos rostos das pessoas também ficam estranhas nas fotos, pois quase não conseguem abrir os olhos pela claridade. De fato o período da manhã não é a melhor escolha para um casamento na praia.

Mas se ainda assim você prefere que seu casamento seja no período da manhã, não existe um horário ideal, pois a luz do sol será muito parecida, seja às 10h00 ou 12h00.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e facilitado a escolha do melhor horário para o seu grande dia. Mas vale lembrar que muitos fatores devem ser considerados e influenciar na sua decisão, como o dia estar nublado por exemplo, e com isso a possibilidade de escurecer mais rápido ser maior. O horário de verão também precisa ser lembrado, mas aí fica fácil, basta acrescentar somar uma hora e ao invés de marcar por exemplo às 15h30, no convite estar às 16h30.

Ficou com mais alguma dúvida? Comente abaixo! Vou acompanhar os comentários e ajudarei quanto à escolha do melhor horário para seu casamento na praia!

Um abraço!

Você pode gostar também

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Faça um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios *